As nossas notícias recentes

Divulgação da Newsletter do Projecto ESTEAM

29 de agosto de 2019

Espreita a Newsletter do Projeto ESTEAM

Divulgação do Vídeo promocional da App TeachOUT

30 de junho de 2019

Espreita o novo vídeo promocional da Aplicação Móvel "TeachOUT - Jogo de Ciências ao Ar Livre"

A última reunião dos parceiros do projeto ESTEAM no Idrija UNESCO Global Geopark

28 de junho de 2019

|

O Conselho de Turismo de Idrija recebeu a última, isto é, a 7ª reunião de parceiros do projeto ESTEAM. O encontro aconteceu no Geopark Idrija, na Eslovénia, a 12 e 13 de junho de 2019. Na reunião final, os sete parceiros do projeto reuniram-se mais uma vez para analisar todo o trabalho realizado e planear as atividades que serão implementadas até o final do projeto, em setembro de 2019.

 

Três anos se passaram desde a primeira reunião dos parceiros do projeto. Durante esse tempo, os parceiros realizaram várias atividades com sucesso: várias reuniões de parceiros, implementação de produtos intelectuais e atividades promocionais, atividades de ensino-aprendizagem e um evento multiplicador/ação de formação destinada a professores que desejam ensinar com a ajuda da nova aplicação TeachOUT. Nos meses que se seguem serão finalizados alguns produtos intelectuais e realizadas atividades promocionais.

 

Durante reuniões regulares, e ao longo de três anos de cooperação intensa, os parceiros desenvolveram a aplicacação TeachOUT, que permite que professores e educadores criem jogos com várias tarefas para crianças/alunos, ao ar livre. O professor estrutura o jogo na plataforma “CMS”, define pontos com tarefas, questões ou informações. O jogo pode ser publicado on-line e, em seguida, fica disponível na aplicação TeachOUT, que os alunos descarregam para o seu smartphone ou tablet. A aplicação baseada no GPS conduz os alunos de ponto em ponto ao longo de um trilho pré-definido. Nos pontos de paragem surgem questões ou informações no seu dispositivo móvel. Desta maneira, os alunos aprendem diferentes conteúdos, exploram o ambiente e descobrem vários conteúdos de aprendizagem no campo, em vez de aprender numa sala de aula.

 

A App TeachOUT é o produto principal e mais importante do projeto ESTEAM, de modo que possíveis melhorias, correções, testes e uso futuro da app foram os principais pontos de discussão na reunião final. Os parceiros também debateram a conclusão do projeto e o último resultado intelectual - Um guia passo a passo. Parte da discussão também se concentrou nas obrigações que os parceiros têm para elaborar um relatório final comprovando os diversos custos financeiros envolvidos no projeto.

 

Nesta reunião final, o Geoapark Idrija também queria mostrar aos outros participantes como é interessante o seu geoparque. O primeiro dia da reunião decorreu no idílico entorno de Kendov dvorec e o segundo dia no Hleviška planina Hut. Os participantes estrangeiros puderam observar alguns dos locais de património natural e pontos de referência - piscina natural '' Lajšt '', piscinas naturais de água denominadas ''Bučke'' e diferentes locais de interpretação no Idrija Geopark.

 

Todos os parceiros expressaram satisfação com os resultados e com a conclusão do projeto bem-sucedida, embora todos desejem que a nova App TeachOUT continue também após o fim do projeto. A reunião foi concluída com a decisão de que os parceiros tentarão encontrar formas e meios para continuar e atualizar o extenso trabalho realizado no projeto Esteam.

Workshop para professores no Instituto Nacional de Educação da Eslovénia

27 de maio de 2019

O Idrija UNESCO Global Geopark (Eslovénia) estabeleceu uma cooperação muito bem sucedida com o Instituto Nacional de Educação da Eslovénia (Unidade Regional Nova Gorica). Em maio de 2019, organizamos conjuntamente um workshop para professores dentro das "segundas-feiras educativas do Instituto". Os participantes testaram a aplicação no campo num trilho previamente preparado em Nova Gorica. Mais tarde na sala eles participaram num workshop onde aprenderam a preparar os seus próprios jogos na aplicação móvel.

Filmagens do filme promocional da App TeachOUT

27 de maio de 2019

Na sexta-feira, 24 de maio de 2019, decorreram as filmagens do vídeo promocional curto para a aplicação móvel TeachOUT, na escola primária parceira Črni Vrh, próximo de Idrija, e no trilho educativo da floresta Cársica. A app de ensino foi criada no âmbito do projeto ESTEAM.

Com o vídeo promocional queremos apresentar as potencialidades da app TeachOUT para utilizadores finais (professores e alunos) e motivá-los a usar a app, mesmo durante as aulas, nas suas casas.

Os alunos do 9º ano do ensino básico, que acabaram de concluir o ano letivo, participaram nas filmagens. Que óptima experiência para terminar a escola!

Apresentação da aplicação móvel “TeachOUT – jogo de ciência na natureza” no Geopark Naturtejo

 

20 de maio de 2019

O Geopark Naturtejo – Geoparque Mundial da UNESCO e o Agrupamento de Escolas José Silvestre Ribeiro de Idanha-a-Nova, parceiros portugueses do Projeto ESTEAM apresentaram publicamente o projeto e os seus principais resultados. Assim, nos dias 27 de março e 11 de maio organizaram dois workshops para apresentação do Projeto ESTEAM - Enhancement of School TEAching Methods by linking between schools, experts and geoparks in combination with outdoor activities and ICT technologies (Desenvolvimento de novas metodologias pedagógicas através da ligação entre escolas, especialistas e geoparques combinando atividades ao ar livre e novas tecnologias) (co-financiado pelo Programa ERASMUS+) e da Aplicação móvel TeachOUT – outdoor science game (jogo de ciência ao ar livre).

No primeiro workshop participaram 18 docentes da Escola EB2,3/S José Silvestre Ribeiro tendo decorrido a parte teórica na sede do Agrupamento e para testarem a App participaram num jogo criado para o efeito, na Tapada do Sobral.

O segundo workshop decorreu em Monsanto, tendo a parte teórica tido lugar no Posto de Turismo e a prática na Rota dos Barrocais. Este foi o trilho escolhido para se testar e construir o jogo, em Portugal. Este segundo Workshop teve o apoio do Município de Idanha-a-Nova e foi acreditado como ação de curta duração através do Centro de Formação de Associação de Escolas do Alto Tejo. No Workshop “Novas tecnologias, novas metodologias: apresentação da Aplicação móvel TeachOUT” participaram 43 docentes de instituições de ensino de vários concelhos do geoparque e de outros concelhos vizinhos, desde o pré-escolar ao ensino superior. A primeira sessão da manhã foi dedicada à apresentação do Projeto ESTEAM. Durante a segunda sessão da manhã foi apresentado o produto principal resultante do projeto, a “Aplicação móvel TeachOUT” e suas potencialidades enquanto recurso educativo a ser usado em aulas interdisciplinares ao ar livre. Na parte da tarde os participantes testaram a App TeachOUT no campo, nomeadamente na Rota dos Barrocais, trilho pedestre localizado no geomonumento “Monte-Ilha de Monsanto”. Os docentes, durante o jogo, resolveram os desafios relacionados com temáticas de geologia, biologia e histórico-culturais. Os desafios incluíram diversos métodos de ensino e atividades ao ar livre com base numa pesquisa prévia sobre necessidades de aprendizagem/ensino e expetativas, realizada a alunos e professores noruegueses, eslovenos e portugueses (países participantes no projeto).

Os dois eventos tiveram uma ótima adesão e uma participação muito empenhada por parte dos docentes. O último produto do projeto será um Guia passo-a-passo da Metodologia ESTEAM para professores, onde constarão todas as instruções e informação sobre como usar os jogos existentes e criar os próprios jogos para os seus alunos com a App móvel TeachOUT, que estará disponível no final do projeto, em agosto de 2019, no website: www.esteamproject.eu.

Veja o novo folheto sobre o Projeto ESTEAM e sobre a App Móvel TeachOUT 

28 de Março de 2019

Apresentação pública do projeto ESTEAM e da aplicação TeachOUT pelos parceiros Eslovenos do projeto

28 de Março de 2019

28 de Março de 2019

Na quinta-feira, 21 de março de 2019, foi realizado na Escola Primária Črni Vrh um evento de divulgação e apresentação do projeto ESTEAM, onde os parceiros eslovenos no projeto apresentaram publicamente o projeto e os resultados do projeto. O evento foi constituído por um workshop educativo sobre o tema '' Usar a aplicação móvel TeachOUT para o ensino de Ciências ao ar livre '', incluindo uma apresentação do TeachOUT Outdoor Science Game App e várias palestras sobre o uso de novas tecnologias na educação. Os participantes também discutiram as possibilidades de cooperação futura. O evento foi organizado pelo Idrija Geopark (Idrija Heritage Centre) em cooperação com a Escola Primária Črni Vrh nad Idrijo e a Universidade de Ljubljana, Faculdade de Ciências Naturais e Engenharia (Departamento de Geologia).

O objetivo principal do evento foi fornecer informações, apoio e conhecimentos adicionais para professores e educadores, especialmente aqueles que ensinam Ciência e querem atualizar seu trabalho pedagógico, através do uso de novas tecnologias no processo de ensino. A primeira parte do evento foi dedicada à apresentação do projeto Esteam, tópicos sobre o uso de novas tecnologias no processo pedagógico e a introdução da aplicação TeachOUT com apresentação dos resultados dos testes piloto. À tarde os participantes do evento testaram a aplicação TeachOUT no campo. A aplicação foi testada no trilho educativo ''Karst forest (Floresta Cársica)'' perto de Črni Vrh. A TeachOUT App foi desenvolvida como um jogo de caça ao tesouro que oferece vários tipos de desafios para resolver no local usando smartphones. Ao testar a aplicação no trilho, os participantes solucionaram os desafios relacionados com temáticas geológicas, botânicas e sociais da vida na área cársica. As tarefas consistiram em diferentes métodos de ensino e atividades ao ar livre com base em uma pesquisa anterior de necessidades de aprendizagem / ensino e expetativas de alunos e professores. A pesquisa foi realizada entre alunos e investigadores eslovenos, noruegueses e portugueses (países participantes do projeto ESTEAM).

O evento multiplicador teve boa participação. Estiveram presentes 30 professores, educadores e representantes de outras instituições públicas. A importância do projeto também foi reconhecida pelo Instituto Nacional de Educação da Eslovénia, que forneceu consultoria profissional no desenvolvimento e melhoramento da aplicação e contribuiu com uma palestra sobre o uso de novas tecnologias na educação.

A aplicação móvel do Jogo de Ciência ao ar livre (outdoor) TeachOUT foi lançada

7 de Março de 2019

Após os dois anos de co-cooperação intensiva, desenvolvimento e testes, a nova aplicação móvel do Jogo outdoor de Ciência TeachOUT está finalmente pronta para ser lançada.

 

A aplicação foi desenvolvida como ferramenta para melhorar o ensino, que, juntamente com a plataforma CMS fornece os professores com as ferramentas para fazer e publicar jogos de caça ao tesouro para smartphones para os seus alunos aprenderem e desfrutarem nas saídas de campo. Os professores podem ter em conta diferentes estilos de aprendizagem e ensinar e aprender através de todos os sentidos.

 

Por outro lado, dá aos alunos a oportunidade de experimentar o ensino prático com muita atividade, ar fresco e atividade física.

 

 

Como é usada a aplicação

 

Em primeiro lugar, os professores (ou qualquer outra pessoa que trabalhe na área da educação) têm que posicionar locais de GPS (locais de tesouro) e inserir as descrições introdutórias com desafios definidos na plataforma do CMS. Após o teste, o criador pode publicar o Jogo de Ciência ao ar livre na aplicação TeachOUT.

 

Agora, os alunos são capazes de fazer downolad do jogo nos seus dispositivos móveis (smartphones ou tablets) e seguir as instruções do jogo para ir a locais de tesouros pré-definidos (com referenciação GPS), onde a App apresentará informações sobre o local, fornecidas pelo professor. Depois de aprender sobre a localização, os alunos resolverão vários desafios sobre o assunto em questão. Alguns desafios exigem o upload de imagens ou vídeos para o servidor do jogo. Isso exigirá uma boa ligação à internet, para poder carregar o conteúdo. Se nenhuma rede estiver disponível quando os desafios forem concluídos, os conteúdos ficaram em espera no dispositivo e este fará o upload quando o usuário tiver acesso à rede móvel de internet.

 

Novos tipos de desafios baseados em localização

 

Os jogos oferecem vários tipos de desafio para os alunos resolverem no local usando os seus smartphones. Os tipos de desafio incluem respostas de escolha múltipla a perguntas, respostas escritas a perguntas, respostas a um conjunto de perguntas para descobrir o que o aluno está a investigar, capacidade de tirar fotos de assuntos específicos e a habilidade de decorar as fotos desenhando ou então para colocar gráficos pré-definidos nelas.

 

 

Novidades para o verão de 2019

 

No âmbito do projeto ESTEAM, os parceiros estão a prepar um Guia Passo-a-passo para professores de ciências naturais para ajudá-los a começar a criar seu próprio Jogo de Ciência ao ar livre na aplicação TeachOUT.

Faça download da Aplicação móvel (App)

Faça Download da App TeachOUT:

Obtenha para Android na Play Store

Obtenha para iOS na App Store

6ª reunião dos parceiros do Projecto ESTEAM decorreu na Noruega

11 de Fevereiro de 2019

A 6ª reunião de parceiros do projeto ESTEAM realizou-se no Magma UNESCO Global Geopark, na Noruega, de 27 de janeiro a 2 de fevereiro. Esta foi uma reunião composta por duas partes, onde a primeira parte foi dedicada à gestão do projeto e a segunda parte foi dedicada ao LTT (Learning Teaching Training), ou seja, ao Curso de Formação de Ensino Aprendizagem sobre a plataforma e Aplicação móvel TeachOUT.

 

O Magma Geopark preparou um trilho pedrestre para alunos e convidados em Vannbassengan, uma área recreativa local. Terça-feira, dia 29 todos os participantes da reunião se juntaram aos 20 alunos da escola secundária, Husabø Ungdomsskole, na floresta. Eles foram divididos em grupos, cada grupo incluía alunos da escola local e participantes do projeto. Depois de fazerem o download da App móvel TeachOUT e do jogo relativo ao trilho pedestre, iam responderam aos desafios propostos com grandes sorrisos. A floresta estava linda, coberta de uma camada de neve espessa. Embora isso acrescentasse um elemento emocionante e exótico para a caminhada, também tornava as tarefas difíceis de cumprir quando todas as rochas estavam cobertas de neve.

 

 

Esta saída de campo forneceu informações valiosas para a equipa trabalhar nos dias seguintes. Muitas horas foram gastas no escritório do Geopark Magma em Egersund, a trabalhar no desenvolvimento de trilhos e para familiarização com a Aplicação móvel TeachOut e a sua plataforma, CMS. Também houve discussões proveitosas sobre os recursos e como desenvolver ainda mais a APP no futuro. A Locatify forneceu um novo guia passo-a-passo, apresentou novos recursos e ajudou os participantes a desenvolver novos trilhos para testes.

 

 As escolas parceiras do projeto apresentaram desafios nos seus respetivos países, no âmbito da educação em Ciências Naturais, levando os alunos a realizar trabalho de campo usando diversas metodologias para abordar temas dos currículos. A Universidade de Liubliana apresentou uma visão geral e um resumo das respostas dos alunos aos questionários após o teste-piloto realizado com a App TeachOUT em versão digital. Parece haver opiniões e experiências diferentes entre os alunos nos três países envolvidos, mas em geral os participantes preferem aprender ao ar livre.

 

Sexta-feira, 1 de fevereiro, a equipa fez uma nova Saída de campo, desta vez para Hellvik. Esta é uma área bonita com várias praias, e alguns participantes decidiram tomar um banho. O Mar do Norte tinha uma temperatura de 0 graus e eles sentiram o verdadeiro espírito norueguês Viking! Em Hellvik, a equipa testou um novo trilho e alguns novos desafios, antes de voltarem para a praia, grelhando salsichas numa fogueira que acenderam para o almoço.

 

O último dia da reunião foi gasto para tomar decisões sobre o futuro da Aplicação TeachOUT. Os planos de divulgação e promoção também foram discutidos.

 

A App TeachOUT está agora pronta para ser descarregado em smartphones e tablets, e os professores podem começar a usá-los no ensino assim que tiverem seu próprio login e licença.

 

Por fim, a última reunião do projeto ESTEAM terá lugar na Eslovénia, nos dias 12 e 13 de junho de 2019.

SEGUNDO TESTE PILOTO DA APP (APLICAÇÃO MÓVEL) DE APRENDIZAGEM NO PROJETO ESTEAM 

10 de dezembro de 2018

Os parceiros do projeto ESTEAM descobriram mais uma vez que o tempo efectivamente voa. Os meses entre o último teste dos exercícios prontos na forma de fichas em maio e seu novo teste na aplicação móvel passaram rapidamente. Nos meses de outono decorreu o segundo teste piloto da aplicação móvel - desta vez com tablets.

Mais uma vez, os alunos das escolas do Ensino Básico dos três países participantes - Eslovénia, Portugal e Noruega – realizaram uma saída de campo. O primeiro teste foi realizado pela Escola Primária Črni Vrh nad Idrijo (Eslovénia) num dia frio e ensolarado de outono. Com o apoio do Geopark Idrija e acompanhados pelos seus professores, os 22 alunos seguiram novamente para a Rota pedagógica da floresta “Karst” (Cársica) para pesquisar e resolver exercícios no campo da geologia, flora e fauna por meio de uma aplicação móvel. Apesar dos percalços iniciais com a instalação da aplicação nos tablets, os testes continuaram sem problemas e os alunos unanimemente afirmaram que era mais divertido e mais interessante em comparação com as fichas em papel. Eles ficaram entusiasmados em realizar esta atividade novamente.

Seguiu-se uma escola básica norueguesa. No dia 23 de outubro, vinte alunos com professores acompanhantes e funcionários do Magma Geopark testaram tarefas previamente preparadas nos seus dispositivos móveis nas proximidades de Hestnes, ao longo da rota com o mesmo nome. Embora o dia tenha sido marcado por chuva e vento forte, não estragou a atmosfera alegre na Noruega.

Portugal foi o último a testar os desafios e a app móvel em 20 de novembro. Os técnicos do Geopark Naturtejo, os professores e 35 alunos foram para a idílica aldeia de Monsanto para testar as tarefas nas suas aplicações móveis. Também em Portugal, eles resistiram às chuvadas temporárias, mas ficaram felizes em ver um pouco de sol no final. Os alunos, no entanto, desfrutavam do dia ao ar livre.

Através de testes-piloto, procuramos obter feedback de alunos do ensino básico e alunos do ensino superior sobre as tarefas propostas, a adequação dos métodos de ensino e atividades selecionadas na natureza e sobre o uso integrado da aplicação móvel. A pesquisa mostrou que tanto os alunos do ensino básico quanto os alunos do ensino superior reconheceram com entusiasmo a aprendizagem na natureza com uma aplicação móvel. Eles também fizeram muitas sugestões de melhoria, que são de extrema importância para o nosso trabalho futuro em relação ao design da aplicação móvel.

As atividades do projeto devem ser realizadas durante os meses de inverno. Juntamente com nossos parceiros, finalizaremos o design da aplicação móvel e forneceremos formação a todos os parceiros participantes sobre o uso da aplicação móvel no ensino de ciências.

PARCEIROS DO PROJETO ESTEAM REUNIRAM-SE NO GEOPARK NATURTEJO - Geoparque Mundial da UNESCO

26 de Outubro de 2018

A quinta reunião de parceiros do projeto ESTEAM, co-financiado pelo programa europeu Erasmus+ realizou-se em Monsanto (Idanha-a-Nova) e Moitas (Proença-a-Nova). O Geopark Naturtejo – Geoparque Mundial da UNESCO organizou o encontro em parceria com o Agrupamento de Escolas José Silvestre Ribeiro, entre 15 e 17 de Outubro de 2018. O Município de Idanha-a-Nova e o Centro de Ciência Viva da Floresta (CCVF) apoiaram a organização do encontro. Participaram na reunião representantes do Geopark Naturtejo – Geoparque Mundial da UNESCO, do Agrupamento de Escolas José Silvestre Ribeiro de Idanha-a-Nova, do Geopark Idrija – Geoparque Mundial da UNESCO, da Escola Básica de Črni Vrh, do Departamento de Geologia da Universidade de Ljubljana, do Geopark Magma – Geoparque Mundial da UNESCO; da empresa Locatify (ICT).

O projeto ESTEAM decorre entre setembro de 2016 e setembro de 2019. Das três partes fases que constituem o projeto, os parceiros encontram-se a trabalhar na segunda, que corresponde à criação da aplicação móvel (APP) “TeachOUT” – TeachOut Outdoor Treasure Hunt. Os conteúdos criados e novas tipologias de desafios e questões a usar na APP estão a ser testados e aperfeiçoados. No final do ano letivo passado, os alunos, nos 3 geoparques realizaram o teste-piloto, na versão em papel, durante a saída de campo no trilho pedestre selecionado. Os inquéritos pós-teste-piloto, preenchidos pelos alunos, foram alvo de análise e serão tidos em conta na versão digital da APP. Durante o primeiro período do presente ano letivo decorrem os teste-piloto da versão digital da APP, também em saídas de campo, usando desta vez tablets e telemóveis. No Geopark Naturtejo a aplicação móvel é dedicada ao Geomononumento Monte-Ilha de Monsanto, percorrendo-se uma parte da Rota dos Barrocais.

A quinta reunião do projeto foi essencialmente dedicada à análise e avaliação da versão em papel do teste-piloto e à discussão sobre os melhoramentos técnicos e desafios a incluir na versão digital da APP. Nas atividades outdoor, os parceiros puderam visitar o Monumento Natural das Portas de Ródão, em Vila Velha de Ródão, através de uma viagem de barco e realizar parte do percurso pedestre da Rota dos Barrocais, no Monte-Ilha de Monsanto para testarem a primeira versão digital da APP “TeachOUT”, usando smartphones ou tablets. O encontro permitiu ainda uma visita guiada ao Centro de Ciência Viva da Floresta, entidade parceira dos Programas Educativos do Geoparque Naturtejo. Ao longo dos três dias experimentaram ainda iguarias da gastronomia local, incluindo geoprodutos.

Em Janeiro de 2019 os parceiros reunir-se-ão novamente, no Geopark Magma, para analisarem os avanços relativos à APP e para participarem numa formação na plataforma Web. Em Abril cada geoparque organizará no seu território uma ação de formação destinada a professores, para apresentação desta nova ferramenta de ensino-aprendizagem, de forma a promover a utilização desta nova ferramenta pedagógica completa para o ensino de Ciências Naturais, na escola e em casa.

TESTE-PILOTO DA APLICAÇÃO MÓVEL COM FINS EDUCATIVOS - PROJETO ESTEAM

23 de Junho de 2018

Em maio, os diferentes grupos de trabalho dos três países participantes no projeto ESTEAM - Portugal, Eslovénia e Noruega - realizaram o primeiro teste da aplicação móvel em construção. As diferentes tarefas a realizar foram explanadas no papel e os alunos, divididos em equipas, chamados a ensaiar o desenho das questões e a percorrer os percursos definidos.

 

Nos testes realizados a 7 de maio em Portugal, a 18 de maio na Eslovénia e a 28 de maio na Noruega, participaram estudantes com idades entre os 12 e os 14 anos. Os primeiros testes foram realizados por parceiros portugueses a caminho da idílica aldeia de Monsanto, no município de Idanha-a-Nova, com alunos da Escola José Silvestre Ribeiro de Idanha-a-Nova. Em seguida, os alunos da Escola Primária Črni Vrh nad Idrijo testaram as tarefas na trilha da floresta de Karst. Finalmente, os testes foram concluídos na Noruega com Husabø Ungdomsskole com os alunos da Hestnes e Egersund.

 

No final, os alunos envolvidos foram convidados a avaliar as tarefas e a metodologia de trabalho definida. A apreciação dos alunos será a base da próxima fase de trabalho na qual um protótipo da aplicação móvel com fins educativos será preparada e testada. O produto final, objeto do projeto, estará disponível em setembro de 2019. 

Projecto ESTEAM - Desenvolvimento da aplicação pedagógica

29 de Março de 2018

Realizou-se em Črni Vrh, Idrija e Ljubljana, Eslovénia, entre 18 e 20 de março de 2018, a quarta reunião de parceiros do projeto ESTEAM, cofinanciada pelo programa comunitário Erasmus +.

O projeto ESTEAM teve início em setembro de 2016 e irá chegar ao seu termo em setembro de 2019. Das três partes substanciais definidas, os parceiros do projeto completaram com sucesso a primeira fase dos trabalhos – o levantamento dos currículos nacionais em Ciências Naturais em Portugal, Noruega e Eslovénia, cujo resultado é o e-book publicado em: https://issuu.com/esteam/docs/ebook_raziskava_u__nih_na__rtov_slo.

A análise realizada apresentou algumas informações preciosas e estimulantes sobre as necessidades sentidas por professores e alunos na área da pedagogia das Ciências Naturais, bem como o ponto de vista dos professores em formação. Estes resultados servirão de base para os conteúdos, metodologias e atividades ao ar livre que serão incluídas na nova aplicação pedagógica. Foi, igualmente, feito um esforço no sentido de complementar a aplicação com exemplos de uso prático quotidiano, a fim de permitir o uso de conhecimentos pré-adquiridos em situações da vida pessoal diária. Uma parte da aplicação destina-se a estudar, verificar e testar conhecimentos. No final, constituirá uma ferramenta pedagógica completa, para o ensino de Ciências Naturais, na escola e em casa.

Parte substancial do encontro foi dedicada ao conceito, conteúdo e requisitos técnicos da aplicação. A discussão abordou diversos tópicos, incluindo o desenho da aplicação, as suas funcionalidades e atributos, que tipo de tarefas precisam ser ampliadas e quais são os principais obstáculos técnicos. Os formatos de teste e avaliação da relevância da aplicação e do seu valor pedagógico acrescido também foram abordados. Da discussão, sobressaem as diferentes realidades de cada país e dos seus interlocutores, os diferentes métodos e necessidades, pelo que imensa coordenação e apropriação são necessárias. Apesar destes desafios, o trabalho progride de modo bastante favorável. Na primavera serão testadas as versões-piloto, preparadas com tarefas previamente definidas, aplicadas no exterior, em saída de campo, da qual resultará um conjunto de respostas dos alunos que serão alvo de análise e avaliação. A fase seguinte será a de testar a aplicação em si, versão-teste, no final do presente ano. No próximo ano, todos os elementos das entidades envolvidas no projeto, voltarão a ser sujeitos a uma formação na plataforma web e levarão a cabo distintas ações de divulgação. Cada um dos três geoparques apresentará formalmente a nova ferramenta de aprendizagem, uma vez que a promoção deste novo auxiliar pedagógico é intenção prioritária visando a sua futura comercialização.

Nas atividades à margem das reuniões, os parceiros puderam apreciar a beleza do planalto de Črni Vrh e entrar em contato com a cultura local e o seu ímpar património. Sentiram a hospitalidade dos anfitriões, visitaram a exposição de trabalhos de artesãos amadores locais, experimentaram doces e iguarias caseiras. Em Idrija, percorreram o novo centro de visitantes, a fábrica de fundição de mercúrio. O encontro culminou com uma breve visita à Faculdade de Ciências Naturais e Engenharia, parceira no projeto, e à encantadora cidade de Liubliana.

A próxima reunião de parceiros terá lugar em outubro deste ano, em Portugal, e novamente na Eslovénia, em junho de 2019, na reunião final do projeto ESTEAM.

3º Meeting do Projeto ESTEAM no Geopark MAGMA – Geoparque Mundial da UNESCO

13 de Outubro, 2017

O 3º Meeting do Projeto ESTEAM (Valorização dos métodos de ensino através da ligação entre escolas, geoparques e especialistas combinando as atividades ao ar livre a tecnologias de informação e comunicação, TIC), co-financiado pelo Programa ERASMUS+ da União Europeia, foi realizado no Geopark MAGMA – Geoparque Mundial da UNESCO, de 3 a 5 de Outubro de 2017. Estiveram presentes 14 representantes de diferentes parceiros da Islândia, Noruega, Portugal e Eslovénia, para discutir o progresso realizado até agora e trabalhar em futuros desenvolvimentos.

Uma parte da reunião foi dedicada à avaliação do primeiro output do projeto, ou seja, na elaboração e resultados do Ebook “Pesquisa dos currículos nacionais no ensino das Ciências Naturais em Portugal, Noruega e Eslovénia”. Este Ebook apresenta os resultados da pesquisa online realizada a estudantes e professores e vai ser a base para o desenvolvimento da aplicação móvel que faz parte do Output 2. A segunda parte da reunião foi dedicada ao Output 2. Neste âmbito, decorreram várias discussões para se decidirem as características/ferramentas da aplicação, concordar com as temáticas e os sub-tópicos e realizaram-se workshops onde se formularam possíveis exercícios para a aplicação.

Apesar da chuva forte os parceiros percorreram o percurso pedestre do farol Eigerøy, o mesmo trilho escolhido como trilho piloto neste projeto, pelo Geopark MAGMA. Visitaram Jøssingfjord, que proporcionou uma vista fantástica onde puderam observar as antigas casas Helleren sob as grandes montanhas. Os parceiros também tiveram a oportunidade de conhecer uma escola secundária local (Escola Secundária Dalane), e juntamente com eles, uma turma visitante que veio da Islândia testaram a aplicação Turfhunt no percurso pedestre Ytstebrød. O último sítio a ser visitado foi o recém famoso Trollpikken, próximo de Egersund, que proporcionou um final divertido, a um meeting produtivo e bem preenchido na Noruega.

Este foi um meeting bem sucedido onde foram partilhadas novas ideias e onde foram realizados avanços. A equipa do Projeto ESTEAM vai começar agora a trabalhar no Output 2 e estamos ansiosos por fazer parte da aplicação que está a ser criada, da recolha e informação para os exercícios e para começar a testar a aplicação móvel num futuro próximo. O próximo meeting será realizado no Geopark Idrija – Geoparque Mundial da UNESCO, durante a primavera de 2018.

Seleccionados três temas para a aplicação móvel do Projeto ESTEAM

13 de Outubro, 2017

O objectivo principal do Projeto ESTEAM (Valorizar a qualidade do ensino-aprendizagem através da ligação entre escolas, geoparques e especialistas combinando as atividades ao ar livre com as tecnologias de informação e comunicação (TIC) ) é criar uma aplicação móvel, que combine ensino e aprendizagem em salas de aula com atividades ao ar livre. Na primeira parte deste projeto foi realizada uma pesquisa, através da qual se encontraram as metodologias de ensino que os professores e alunos preferiam utilizar e que vão ser utilizadas na aplicação móvel, melhorando o processo de aprendizagem de ciências naturais nas escolas do 3º ciclo do Ensino Básico.

Antes do terceiro encontro, realizado no Geopark Magma – Geoparque Mundial da UNESCO, na Noruega, seleccionámos três temas principais, que foram confirmados durante esse encontro.

Os três tópicos selecionados foram:

- Geologia

- Ecologia

- O Homem e a Biosfera

Dividimos ainda estes tópicos em três subtemas, que serão objecto de mais recolha e preparação de conteúdos para a aplicação móvel. Até ao final do ano de 2017 temos planos ambiciosos, que incluem:

- recolha de conteúdos multissensoriais

- desenvolvimento de exercícios

- recolha de jogos de geolocalização em combinação com atividades ao ar livre

- recolha de exemplos do dia-a-dia

- marcação da localização geográfica no mapa e seus conteúdos associados

- desenvolvimento de tarefas para testes de conhecimento e repetição.

As novidades sobre o 3º Meeting do Projeto ESTEAM vão estar disponíveis em breve. Fique atento!

PRIMEIROS RESULTADOS DO PROJETO ESTEAM: E-BOOK “PESQUISA DOS CURRÍCULOS NACIONAIS DAS CIÊNCIAS NATURAIS EM PORTUGAL, NORUEGA E ESLOVÉNIA”

9 de Junho, 2017

Nos últimos dias, o Projeto ESTEAM, co-financiado pelo Programa ERASMUS+ da União Europeia, realizou com sucesso as atividades relacionadas com o Output1. O principal resultado destas atividades foi um E-book destinado, principalmente, a professores do 3º ciclo do ensino básico que estão envolvidos ativamente no desenvolvimento de programas de ensino de ciências naturais. Este E-book serve, também, como base para futuras atividades do projeto e para a criação de um método de ensino inovador que inclui o uso de uma aplicação móvel combinada com atividades educativas ao ar livre.

O conteúdo do E-book é baseado na pesquisa dos currículos de ciências naturais do 7º ao 9º anos do terceiro ciclo do ensino básico. Participaram ativamente nesta pesquisa professores, alunos e futuros professores de ciências naturais. A investigação incluiu uma análise geral dos currículos de ciências naturais e uma pesquisa extensiva on-line que envolveu 443 alunos, 287 professores e 63 futuros professores de diferentes países da União Europeia.

Baseados nos resultados finais, linhas orientadoras e indicadores pretendeu-se desenvolver meios mais eficientes para atingir objetivos de aprendizagem e foram apresentados métodos de ensinar ciências naturais efetivos.

Na maioria das vezes tivemos em consideração as necessidades, os desejos e as opiniões dos participantes de todos os grupos-alvo. A principal ideia por detrás da criação deste E-book é servir como auxiliar de ensino para professores quando precisarem de uma nova abordagem para a preparação de aulas, ou simplesmente para aprenderem mais sobre novas práticas pedagógicas e abordagens de ensino inovadoras.

A fim de melhorar a qualidade das aulas e aumentar o interesse pelas ciências naturais, convidamo-lo a consultar o E-book, que ganhou vida através do esforço conjunto da Escola Básica de Črni Vrh nad Idrijo (Eslovénia), o Agrupamento de Escolas José Silvestre Ribeiro de Idanha-a-Nova (Portugal), o Departamento de Geologia da Universidade de Ljubljana, o Geopark Idrija – Geoparque Mundial da UNESCO (Centro para o Património de Idrija), o Geopark Magma – Geoparque Mundial da UNESCO da Noruega, o Geopark Naturtejo - Geoparque Mundial da UNESCO de Portugal e a empresa de computadores Locatify (Islândia).

Reunião do Projecto ESTEAM no Geopark Naturtejo - Geoparque Global da UNESCO

12 de Abril, 2017

A 27 e 28 de março de 2017, realizou-se no território do Geopark Naturtejo – Geoparque Global da UNESCO o 2º Meeting do Projecto ESTEAM, co-financiado pela Programa ERASMUS+ da União Europeia. A reunião teve a participação de onze representantes de organizações parceiras de Portugal, Noruega, Islândia e Eslovénia.

 

Esta reunião serviu principalmente para rever as atividades já realizadas e preparar planos de trabalho futuros. Na fase atual do Projecto realizou-se uma análise dos currículos e das necessidades de aprendizagem de ciências entre os alunos, os professores e os futuros professores desta disciplina na Rede Europeia de Geoparques. Os resultados obtidos serão apresentados no ebook, que servirá de base para a preparação de aplicações móveis e atividades ao ar livre e, que será desenvolvido nos próximos meses. Foram realizados workshops interativos, durante os quais os participantes aprenderam mais sobre o funcionamento da aplicação móvel “Turf Hunt” e testaram o jogo, criando uma geolocalização.

 

Durante a reunião os participantes visitaram, também, alunos e professores da escola José Silvestre Ribeiro, parceira do Geopark Naturtejo – Geoparque Global da UNESCO e perceberam a cooperação existente entre estes. De seguida, realizou-se uma visita ao Parque Icnológico de Penha Garcia onde se observaram os Icnofósseis de Trilobites e ao Monte-Ilha de Monsanto onde se realizou a Rota dos Barrocais. Para além de um óptimo acompanhamento por parte da organização, os participantes contaram também com uma excelente gastronomia e serviço local e um rico Património Cultural presente no território do Geopark Naturtejo.

 

Assim, pode concluir-se que a reunião foi um sucesso, pois os participantes adquiriram mais informações sobre a continuação das atividades do Projeto e visto que a cooperação entre todos tem vindo a melhorar. A próxima reunião do Projeto ESTEAM terá lugar no Outono, no Geopark Magma – Geoparque Global da UNESCO. Até lá, vamos continuar o nosso trabalho de desenvolvimento de conteúdos e plataformas móveis.

PESQUISA ON-LINE de currículos nacionais e metodologias de ensino de Ciências Naturais

6 de Fevereiro, 2017

O projeto ESTEAM visa melhorar a qualidade do ensino-aprendizagem através da ligação entre escolas, geoparques e especialistas combinando as atividades ao ar livre a tecnologias de informação e comunicação (ITC). Assim, este projecto tem por objetivo melhorar a qualidade do ensino-aprendizagem através de uma metodologia inovadora que liga as metas dos currículos nacionais em Ciências Naturais com o desenvolvimento de uma plataforma móvel em combinação com atividades ao ar livre. 

Este questionário on-line está associado à pesquisa de currículos nacionais em Ciências Naturais e pretende avaliar a experiência pessoal, dificuldades e expetativas, vantagens e desvantagens da prática de diferentes atividades no ensino das Ciências Naturais e o uso de diferentes métodos e abordagens pedagógicas.

Esta pesquisa online destina-se a três grupos-alvo:

  • Alunos do 3º ciclo do ensino básico (12 a 15 anos)

  • Professores de Ciências Naturais do 3º ciclo

  • Futuros professores de Ciências Naturais (alunos universitários - só na Eslovénia)

Agradecemos que preencha este questionário on-line.

Se fores aluno do 3º ciclo (12 a 15 anos), por favor clica aqui

 

Se for professor de Ciências Naturais do 3º ciclo, por favor, clique aqui.

 

O preenchimento deste questionário demora apenas entre 15 a 20 minutos.

 

Obrigado pela sua contribuição para esta importante pesquisa!

A Equipa ESTEAM

Já temos o logótipo do Projecto ESTEAM!

30 de Janeiro, 2017

Depois de uma votação no Facebook, temos finalmente o logótipo do Projecto ESTEAM. O logótipo escolhido foi proposto pelo Agrupamento de Escolas José Silvestre Ribeiro, de Idanha-a-Nova, Portugal.

Os vencedores são:

3º lugar: Barbara Vilfan

Prémio: uma garrafa e um livro oferecidos pelo Geopark Idrija – Geoparque Mundial da UNESCO

2º lugar: Sarah Gamble

Prémio: uma T-shirt e um livro oferecidos pelo Geopark Magma – Geoparque Mundial da UNESCO

e

1º lugar: Vanessa Lalonde

Prémio: uma noite num agradável alojamento de Turismo Rural, com pequeno-almoço incluído, para duas pessoas, oferecido pelo Geopark Naturtejo – Geoparque Mundial da UNESCO

Parabéns! 

Vota num logo e ganha um prémio
4 de janeiro de 2017

Os parceiros do Projeto ESTEAM estão à procura do melhor logo para o Projeto ESTEAM através de uma votação no Facebook.

O que necessita ser realizado para se ganhar um prémio ?

1. Acede ao Facebook, procura pelo perfil do projeto ESTEAM e seleciona "Gosto"  
2. Consulta a s notícias e gosta do teu logo preferido.
3. Partilha a mensagem e escreve "PARTILHADO" numa caixa de comentários
4. Do conjunto de todas as participações, serão retirados 3 premiados.

1.º Prémio: 1 noite numa maravilhosa casa de hóspedes rural, incluindo jantar e pequeno-almoço para duas pessoas no Geopark Naturtejo (Portugal)
2.º Prémio: 1 T-shirt do Magma Geopark e um livro do Magma Geopark (Noruega)
3.º Prémio: 1 garrafa e 1 livro do Idrija Geopark (Eslovénia)

A votação irá decorrer até 15 de Janeiro de 2017.

Todas as propostas de logos foram desenhadas pelos alunos das 3 escolas básicas da Noruega, Portugal e Eslovénia, incluídas no projeto ESTEAM.

Boa sorte!

 

Início do Projecto ESTEAM
11 de novembro de 2016

O projeto começou oficialmente na semana passada, com a reunião introdutória de todos os parceiros do projecto ESTEAM, co-financiado pela União Europeia Erasmus+. A reunião realizou-se em 8 e 9 de novembro de 2016 em Idrija e Črni Vrh, perto de Idrija.


O parceiro líder do projecto ESTEAM (Valorização dos Métodos de Ensino Escolar através da ligação entre escolas, peritos e geoparques e a combinação com atividades ao ar livre e tecnologias TIC) é o Geopark Idrija – Geoparque Global da UNESCO (Centro para o Património de Idrija), outras organizações parceiras são: O Geopark Magma – Geoparque Global da UNESCO da Noruega, o Geopark Naturtejo - Geoparque Global da UNESCO de Portugal, uma escola primária de cada geoparque -  a Escola Básica de Črni Vrh localizada perto de Idrija (Eslovénia), a Samfundets Skole (Noruega), o Agrupamento de Escolas José Silvestre Ribeiro (Portugal), a Universidade de Ljubljana (Eslovénia) e a SME company Locatify (Islândia).


O objetivo principal do projeto, cujo lançamento ocorreu em setembro de 2016 e  que durará três anos, é melhorar a qualidade do ensino de ciências no sistema escolar através de métodos inovadores que combinam atividades de aprendizagem interativa ao ar livre. Com base na análise dos currículos nacionais e nas necessidades manifestadas por professores e alunos, iremos preparar programas científicos. A partir destes programas será desenhada uma aplicação móvel, que será então utilizada para o ensino de temas científicos nas escolas do 3º Ciclo do Ensino Básico.

  • White Instagram Icon

© Copyright 2016 by Geopark Idrija

Proudly created with Wix.com