As nossas notícias recentes

Divulgação da Newsletter do Projecto ESTEAM

29 de agosto de 2019

Espreita a Newsletter do Projeto ESTEAM

Divulgação do Vídeo promocional da App TeachOUT

30 de junho de 2019

Espreita o novo vídeo promocional da Aplicação Móvel "TeachOUT - Jogo de Ciências ao Ar Livre"

A última reunião dos parceiros do projeto ESTEAM no Idrija UNESCO Global Geopark

28 de junho de 2019

|

O Conselho de Turismo de Idrija recebeu a última, isto é, a 7ª reunião de parceiros do projeto ESTEAM. O encontro aconteceu no Geopark Idrija, na Eslovénia, a 12 e 13 de junho de 2019. Na reunião final, os sete parceiros do projeto reuniram-se mais uma vez para analisar todo o trabalho realizado e planear as atividades que serão implementadas até o final do projeto, em setembro de 2019.

 

Três anos se passaram desde a primeira reunião dos parceiros do projeto. Durante esse tempo, os parceiros realizaram várias atividades com sucesso: várias reuniões de parceiros, implementação de produtos intelectuais e atividades promocionais, atividades de ensino-aprendizagem e um evento multiplicador/ação de formação destinada a professores que desejam ensinar com a ajuda da nova aplicação TeachOUT. Nos meses que se seguem serão finalizados alguns produtos intelectuais e realizadas atividades promocionais.

 

Durante reuniões regulares, e ao longo de três anos de cooperação intensa, os parceiros desenvolveram a aplicacação TeachOUT, que permite que professores e educadores criem jogos com várias tarefas para crianças/alunos, ao ar livre. O professor estrutura o jogo na plataforma “CMS”, define pontos com tarefas, questões ou informações. O jogo pode ser publicado on-line e, em seguida, fica disponível na aplicação TeachOUT, que os alunos descarregam para o seu smartphone ou tablet. A aplicação baseada no GPS conduz os alunos de ponto em ponto ao longo de um trilho pré-definido. Nos pontos de paragem surgem questões ou informações no seu dispositivo móvel. Desta maneira, os alunos aprendem diferentes conteúdos, exploram o ambiente e descobrem vários conteúdos de aprendizagem no campo, em vez de aprender numa sala de aula.

 

A App TeachOUT é o produto principal e mais importante do projeto ESTEAM, de modo que possíveis melhorias, correções, testes e uso futuro da app foram os principais pontos de discussão na reunião final. Os parceiros também debateram a conclusão do projeto e o último resultado intelectual - Um guia passo a passo. Parte da discussão também se concentrou nas obrigações que os parceiros têm para elaborar um relatório final comprovando os diversos custos financeiros envolvidos no projeto.

 

Nesta reunião final, o Geoapark Idrija também queria mostrar aos outros participantes como é interessante o seu geoparque. O primeiro dia da reunião decorreu no idílico entorno de Kendov dvorec e o segundo dia no Hleviška planina Hut. Os participantes estrangeiros puderam observar alguns dos locais de património natural e pontos de referência - piscina natural '' Lajšt '', piscinas naturais de água denominadas ''Bučke'' e diferentes locais de interpretação no Idrija Geopark.

 

Todos os parceiros expressaram satisfação com os resultados e com a conclusão do projeto bem-sucedida, embora todos desejem que a nova App TeachOUT continue também após o fim do projeto. A reunião foi concluída com a decisão de que os parceiros tentarão encontrar formas e meios para continuar e atualizar o extenso trabalho realizado no projeto Esteam.

Workshop para professores no Instituto Nacional de Educação da Eslovénia

27 de maio de 2019

O Idrija UNESCO Global Geopark (Eslovénia) estabeleceu uma cooperação muito bem sucedida com o Instituto Nacional de Educação da Eslovénia (Unidade Regional Nova Gorica). Em maio de 2019, organizamos conjuntamente um workshop para professores dentro das "segundas-feiras educativas do Instituto". Os participantes testaram a aplicação no campo num trilho previamente preparado em Nova Gorica. Mais tarde na sala eles participaram num workshop onde aprenderam a preparar os seus próprios jogos na aplicação móvel.

Filmagens do filme promocional da App TeachOUT

27 de maio de 2019

Na sexta-feira, 24 de maio de 2019, decorreram as filmagens do vídeo promocional curto para a aplicação móvel TeachOUT, na escola primária parceira Črni Vrh, próximo de Idrija, e no trilho educativo da floresta Cársica. A app de ensino foi criada no âmbito do projeto ESTEAM.

Com o vídeo promocional queremos apresentar as potencialidades da app TeachOUT para utilizadores finais (professores e alunos) e motivá-los a usar a app, mesmo durante as aulas, nas suas casas.

Os alunos do 9º ano do ensino básico, que acabaram de concluir o ano letivo, participaram nas filmagens. Que óptima experiência para terminar a escola!

Apresentação da aplicação móvel “TeachOUT – jogo de ciência na natureza” no Geopark Naturtejo

 

20 de maio de 2019

O Geopark Naturtejo – Geoparque Mundial da UNESCO e o Agrupamento de Escolas José Silvestre Ribeiro de Idanha-a-Nova, parceiros portugueses do Projeto ESTEAM apresentaram publicamente o projeto e os seus principais resultados. Assim, nos dias 27 de março e 11 de maio organizaram dois workshops para apresentação do Projeto ESTEAM - Enhancement of School TEAching Methods by linking between schools, experts and geoparks in combination with outdoor activities and ICT technologies (Desenvolvimento de novas metodologias pedagógicas através da ligação entre escolas, especialistas e geoparques combinando atividades ao ar livre e novas tecnologias) (co-financiado pelo Programa ERASMUS+) e da Aplicação móvel TeachOUT – outdoor science game (jogo de ciência ao ar livre).

No primeiro workshop participaram 18 docentes da Escola EB2,3/S José Silvestre Ribeiro tendo decorrido a parte teórica na sede do Agrupamento e para testarem a App participaram num jogo criado para o efeito, na Tapada do Sobral.

O segundo workshop decorreu em Monsanto, tendo a parte teórica tido lugar no Posto de Turismo e a prática na Rota dos Barrocais. Este foi o trilho escolhido para se testar e construir o jogo, em Portugal. Este segundo Workshop teve o apoio do Município de Idanha-a-Nova e foi acreditado como ação de curta duração através do Centro de Formação de Associação de Escolas do Alto Tejo. No Workshop “Novas tecnologias, novas metodologias: apresentação da Aplicação móvel TeachOUT” participaram 43 docentes de instituições de ensino de vários concelhos do geoparque e de outros concelhos vizinhos, desde o pré-escolar ao ensino superior. A primeira sessão da manhã foi dedicada à apresentação do Projeto ESTEAM. Durante a segunda sessão da manhã foi apresentado o produto principal resultante do projeto, a “Aplicação móvel TeachOUT” e suas potencialidades enquanto recurso educativo a ser usado em aulas interdisciplinares ao ar livre. Na parte da tarde os participantes testaram a App TeachOUT no campo, nomeadamente na Rota dos Barrocais, trilho pedestre localizado no geomonumento “Monte-Ilha de Monsanto”. Os docentes, durante o jogo, resolveram os desafios relacionados com temáticas de geologia, biologia e histórico-culturais. Os desafios incluíram diversos métodos de ensino e atividades ao ar livre com base numa pesquisa prévia sobre necessidades de aprendizagem/ensino e expetativas, realizada a alunos e professores noruegueses, eslovenos e portugueses (países participantes no projeto).

Os dois eventos tiveram uma ótima adesão e uma participação muito empenhada por parte dos docentes. O último produto do projeto será um Guia passo-a-passo da Metodologia ESTEAM para professores, onde constarão todas as instruções e informação sobre como usar os jogos existentes e criar os próprios jogos para os seus alunos com a App móvel TeachOUT, que estará disponível no final do projeto, em agosto de 2019, no website: www.esteamproject.eu.

Veja o novo folheto sobre o Projeto ESTEAM e sobre a App Móvel TeachOUT 

28 de Março de 2019

Apresentação pública do projeto ESTEAM e da aplicação TeachOUT pelos parceiros Eslovenos do projeto

28 de Março de 2019

28 de Março de 2019

Na quinta-feira, 21 de março de 2019, foi realizado na Escola Primária Črni Vrh um evento de divulgação e apresentação do projeto ESTEAM, onde os parceiros eslovenos no projeto apresentaram publicamente o projeto e os resultados do projeto. O evento foi constituído por um workshop educativo sobre o tema '' Usar a aplicação móvel TeachOUT para o ensino de Ciências ao ar livre '', incluindo uma apresentação do TeachOUT Outdoor Science Game App e várias palestras sobre o uso de novas tecnologias na educação. Os participantes também discutiram as possibilidades de cooperação futura. O evento foi organizado pelo Idrija Geopark (Idrija Heritage Centre) em cooperação com a Escola Primária Črni Vrh nad Idrijo e a Universidade de Ljubljana, Faculdade de Ciências Naturais e Engenharia (Departamento de Geologia).

O objetivo principal do evento foi fornecer informações, apoio e conhecimentos adicionais para professores e educadores, especialmente aqueles que ensinam Ciência e querem atualizar seu trabalho pedagógico, através do uso de novas tecnologias no processo de ensino. A primeira parte do evento foi dedicada à apresentação do projeto Esteam, tópicos sobre o uso de novas tecnologias no processo pedagógico e a introdução da aplicação TeachOUT com apresentação dos resultados dos testes piloto. À tarde os participantes do evento testaram a aplicação TeachOUT no campo. A aplicação foi testada no trilho educativo ''Karst forest (Floresta Cársica)'' perto de Črni Vrh. A TeachOUT App foi desenvolvida como um jogo de caça ao tesouro que oferece vários tipos de desafios para resolver no local usando smartphones. Ao testar a aplicação no trilho, os participantes solucionaram os desafios relacionados com temáticas geológicas, botânicas e sociais da vida na área cársica. As tarefas consistiram em diferentes métodos de ensino e atividades ao ar livre com base em uma pesquisa anterior de necessidades de aprendizagem / ensino e expetativas de alunos e professores. A pesquisa foi realizada entre alunos e investigadores eslovenos, noruegueses e portugueses (países participantes do projeto ESTEAM).

O evento multiplicador teve boa participação. Estiveram presentes 30 professores, educadores e representantes de outras instituições públicas. A importância do projeto também foi reconhecida pelo Instituto Nacional de Educação da Eslovénia, que forneceu consultoria profissional no desenvolvimento e melhoramento da aplicação e contribuiu com uma palestra sobre o uso de novas tecnologias na educação.

A aplicação móvel do Jogo de Ciência ao ar livre (outdoor) TeachOUT foi lançada

7 de Março de 2019

Após os dois anos de co-cooperação intensiva, desenvolvimento e testes, a nova aplicação móvel do Jogo outdoor de Ciência TeachOUT está finalmente pronta para ser lançada.

 

A aplicação foi desenvolvida como ferramenta para melhorar o ensino, que, juntamente com a plataforma CMS fornece os professores com as ferramentas para fazer e publicar jogos de caça ao tesouro para smartphones para os seus alunos aprenderem e desfrutarem nas saídas de campo. Os professores podem ter em conta diferentes estilos de aprendizagem e ensinar e aprender através de todos os sentidos.

 

Por outro lado, dá aos alunos a oportunidade de experimentar o ensino prático com muita atividade, ar fresco e atividade física.

 

 

Como é usada a aplicação

 

Em primeiro lugar, os professores (ou qualquer outra pessoa que trabalhe na área da educação) têm que posicionar locais de GPS (locais de tesouro) e inserir as descrições introdutórias com desafios definidos na plataforma do CMS. Após o teste, o criador pode publicar o Jogo de Ciência ao ar livre na aplicação TeachOUT.

 

Agora, os alunos são capazes de fazer downolad do jogo nos seus dispositivos móveis (smartphones ou tablets) e seguir as instruções do jogo para ir a locais de tesouros pré-definidos (com referenciação GPS), onde a App apresentará informações sobre o local, fornecidas pelo professor. Depois de aprender sobre a localização, os alunos resolverão vários desafios sobre o assunto em questão. Alguns desafios exigem o upload de imagens ou vídeos para o servidor do jogo. Isso exigirá uma boa ligação à internet, para poder carregar o conteúdo. Se nenhuma rede estiver disponível quando os desafios forem concluídos, os conteúdos ficaram em espera no dispositivo e este fará o upload quando o usuário tiver acesso à rede móvel de internet.

 

Novos tipos de desafios baseados em localização

 

Os jogos oferecem vários tipos de desafio para os alunos resolverem no local usando os seus smartphones. Os tipos de desafio incluem respostas de escolha múltipla a perguntas, respostas escritas a perguntas, respostas a um conjunto de perguntas para descobrir o que o aluno está a investigar, capacidade de tirar fotos de assuntos específicos e a habilidade de decorar as fotos desenhando ou então para colocar gráficos pré-definidos nelas.

 

 

Novidades para o verão de 2019

 

No âmbito do projeto ESTEAM, os parceiros estão a prepar um Guia Passo-a-passo para professores de ciências naturais para ajudá-los a começar a criar seu próprio Jogo de Ciência ao ar livre na aplicação TeachOUT.

Faça download da Aplicação móvel (App)

Faça Download da App TeachOUT:

Obtenha para Android na Play Store

Obtenha para iOS na App Store

6ª reunião dos parceiros do Projecto ESTEAM decorreu na Noruega

11 de Fevereiro de 2019

A 6ª reunião de parceiros do projeto ESTEAM realizou-se no Magma UNESCO Global Geopark, na Noruega, de 27 de janeiro a 2 de fevereiro. Esta foi uma reunião composta por duas partes, onde a primeira parte foi dedicada à gestão do projeto e a segunda parte foi dedicada ao LTT (Learning Teaching Training), ou seja, ao Curso de Formação de Ensino Aprendizagem sobre a plataforma e Aplicação móvel TeachOUT.

 

O Magma Geopark preparou um trilho pedrestre para alunos e convidados em Vannbassengan, uma área recreativa local. Terça-feira, dia 29 todos os participantes da reunião se juntaram aos 20 alunos da escola secundária, Husabø Ungdomsskole, na floresta. Eles foram divididos em grupos, cada grupo incluía alunos da escola local e participantes do projeto. Depois de fazerem o download da App móvel TeachOUT e do jogo relativo ao trilho pedestre, iam responderam aos desafios propostos com grandes sorrisos. A floresta estava linda, coberta de uma camada de neve espessa. Embora isso acrescentasse um elemento emocionante e exótico para a caminhada, também tornava as tarefas difíceis de cumprir quando todas as rochas estavam cobertas de neve.

 

 

Esta saída de campo forneceu informações valiosas para a equipa trabalhar nos dias seguintes. Muitas horas foram gastas no escritório do Geopark Magma em Egersund, a trabalhar no desenvolvimento de trilhos e para familiarização com a Aplicação móvel TeachOut e a sua plataforma, CMS. Também houve discussões proveitosas sobre os recursos e como desenvolver ainda mais a APP no futuro. A Locatify forneceu um novo guia passo-a-passo, apresentou novos recursos e ajudou os participantes a desenvolver novos trilhos para testes.

 

 As escolas parceiras do projeto apresentaram desafios nos seus respetivos países, no âmbito da educação em Ciências Naturais, levando os alunos a realizar trabalho de campo usando diversas metodologias para abordar temas dos currículos. A Universidade de Liubliana apresentou uma visão geral e um resumo das respostas dos alunos aos questionários após o teste-piloto realizado com a App TeachOUT em versão digital. Parece haver opiniões e experiências diferentes entre os alunos nos três países envolvidos, mas em geral os participantes preferem aprender ao ar livre.

 

Sexta-feira, 1 de fevereiro, a equipa fez uma nova Saída de campo, desta vez para Hellvik. Esta é uma área bonita com várias praias, e alguns participantes decidiram tomar um banho. O Mar do Norte tinha uma temperatura de 0 graus e eles sentiram o verdadeiro espírito norueguês Viking! Em Hellvik, a equipa testou um novo trilho e alguns novos desafios, antes de voltarem para a praia, grelhando salsichas numa fogueira que acenderam para o almoço.

 

O último dia da reunião foi gasto para tomar decisões sobre o futuro da Aplicação TeachOUT. Os planos de divulgação e promoção também foram discutidos.

 

A App TeachOUT está agora pronta para ser descarregado em smartphones e tablets, e os professores podem começar a usá-los no ensino assim que tiverem seu próprio login e licença.

 

Por fim, a última reunião do projeto ESTEAM terá lugar na Eslovénia, nos dias 12 e 13 de junho de 2019.

SEGUNDO TESTE PILOTO DA APP (APLICAÇÃO MÓVEL) DE APRENDIZAGEM NO PROJETO ESTEAM 

10 de dezembro de 2018

Os parceiros do projeto ESTEAM descobriram mais uma vez que o tempo efectivamente voa. Os meses entre o último teste dos exercícios prontos na forma de fichas em maio e seu novo teste na aplicação móvel passaram rapidamente. Nos meses de outono decorreu o segundo teste piloto da aplicação móvel - desta vez com tablets.

Mais uma vez, os alunos das escolas do Ensino Básico dos três países participantes - Eslovénia, Portugal e Noruega – realizaram uma saída de campo. O primeiro teste foi realizado pela Escola Primária Črni Vrh nad Idrijo (Eslovénia) num dia frio e ensolarado de outono. Com o apoio do Geopark Idrija e acompanhados pelos seus professores, os 22 alunos seguiram novamente para a Rota pedagógica da floresta “Karst” (Cársica) para pesquisar e resolver exercícios no campo da geologia, flora e fauna por meio de uma aplicação móvel. Apesar dos percalços iniciais com a instalação da aplicação nos tablets, os testes continuaram sem problemas e os alunos unanimemente afirmaram que era mais divertido e mais interessante em comparação com as fichas em papel. Eles ficaram entusiasmados em realizar esta atividade novamente.

Seguiu-se uma escola básica norueguesa. No dia 23 de outubro, vinte alunos com professores acompanhantes e funcionários do Magma Geopark testaram tarefas previamente preparadas nos seus dispositivos móveis nas proximidades de Hestnes, ao longo da rota com o mesmo nome. Embora o dia tenha sido marcado por chuva e vento forte, não estragou a atmosfera alegre na Noruega.

Portugal foi o último a testar os desafios e a app móvel em 20 de novembro. Os técnicos do Geopark Naturtejo, os professores e 35 alunos foram para a idílica aldeia de Monsanto para testar as tarefas nas suas aplicações móveis. Também em Portugal, eles resistiram às chuvadas temporárias, mas ficaram felizes em ver um pouco de sol no final. Os alunos, no entanto, desfrutavam do dia ao ar livre.

Através de testes-piloto, procuramos obter feedback de alunos do ensino básico e alunos do ensino superior sobre as tarefas propostas, a adequação dos métodos de ensino e atividades selecionadas na natureza e sobre o uso integrado da aplicação móvel. A pesquisa mostrou que tanto os alunos do ensino básico quanto os alunos do ensino superior reconheceram com entusiasmo a aprendizagem na natureza com uma aplicação móvel. Eles também fizeram muitas sugestões de melhoria, que são de extrema importância para o nosso trabalho futuro em relação ao design da aplicação móvel.

As atividades do projeto devem ser realizadas durante os meses de inverno. Juntamente com nossos parceiros, finalizaremos o design da aplicação móvel e forneceremos formação a todos os parceiros participantes sobre o uso da aplicação móvel no ensino de ciências.