top of page
As nossas notícias recentes

Divulgação da Newsletter do Projecto ESTEAM

29 de agosto de 2019

Espreita a Newsletter do Projeto ESTEAM

capa newsletter.jpg

Divulgação do Vídeo promocional da App TeachOUT

30 de junho de 2019

Espreita o novo vídeo promocional da Aplicação Móvel "TeachOUT - Jogo de Ciências ao Ar Livre"

A última reunião dos parceiros do projeto ESTEAM no Idrija UNESCO Global Geopark

28 de junho de 2019

|

O Conselho de Turismo de Idrija recebeu a última, isto é, a 7ª reunião de parceiros do projeto ESTEAM. O encontro aconteceu no Geopark Idrija, na Eslovénia, a 12 e 13 de junho de 2019. Na reunião final, os sete parceiros do projeto reuniram-se mais uma vez para analisar todo o trabalho realizado e planear as atividades que serão implementadas até o final do projeto, em setembro de 2019.

 

Três anos se passaram desde a primeira reunião dos parceiros do projeto. Durante esse tempo, os parceiros realizaram várias atividades com sucesso: várias reuniões de parceiros, implementação de produtos intelectuais e atividades promocionais, atividades de ensino-aprendizagem e um evento multiplicador/ação de formação destinada a professores que desejam ensinar com a ajuda da nova aplicação TeachOUT. Nos meses que se seguem serão finalizados alguns produtos intelectuais e realizadas atividades promocionais.

 

Durante reuniões regulares, e ao longo de três anos de cooperação intensa, os parceiros desenvolveram a aplicacação TeachOUT, que permite que professores e educadores criem jogos com várias tarefas para crianças/alunos, ao ar livre. O professor estrutura o jogo na plataforma “CMS”, define pontos com tarefas, questões ou informações. O jogo pode ser publicado on-line e, em seguida, fica disponível na aplicação TeachOUT, que os alunos descarregam para o seu smartphone ou tablet. A aplicação baseada no GPS conduz os alunos de ponto em ponto ao longo de um trilho pré-definido. Nos pontos de paragem surgem questões ou informações no seu dispositivo móvel. Desta maneira, os alunos aprendem diferentes conteúdos, exploram o ambiente e descobrem vários conteúdos de aprendizagem no campo, em vez de aprender numa sala de aula.

 

A App TeachOUT é o produto principal e mais importante do projeto ESTEAM, de modo que possíveis melhorias, correções, testes e uso futuro da app foram os principais pontos de discussão na reunião final. Os parceiros também debateram a conclusão do projeto e o último resultado intelectual - Um guia passo a passo. Parte da discussão também se concentrou nas obrigações que os parceiros têm para elaborar um relatório final comprovando os diversos custos financeiros envolvidos no projeto.

 

Nesta reunião final, o Geoapark Idrija também queria mostrar aos outros participantes como é interessante o seu geoparque. O primeiro dia da reunião decorreu no idílico entorno de Kendov dvorec e o segundo dia no Hleviška planina Hut. Os participantes estrangeiros puderam observar alguns dos locais de património natural e pontos de referência - piscina natural '' Lajšt '', piscinas naturais de água denominadas ''Bučke'' e diferentes locais de interpretação no Idrija Geopark.

 

Todos os parceiros expressaram satisfação com os resultados e com a conclusão do projeto bem-sucedida, embora todos desejem que a nova App TeachOUT continue também após o fim do projeto. A reunião foi concluída com a decisão de que os parceiros tentarão encontrar formas e meios para continuar e atualizar o extenso trabalho realizado no projeto Esteam.

Workshop para professores no Instituto Nacional de Educação da Eslovénia

27 de maio de 2019

O Idrija UNESCO Global Geopark (Eslovénia) estabeleceu uma cooperação muito bem sucedida com o Instituto Nacional de Educação da Eslovénia (Unidade Regional Nova Gorica). Em maio de 2019, organizamos conjuntamente um workshop para professores dentro das "segundas-feiras educativas do Instituto". Os participantes testaram a aplicação no campo num trilho previamente preparado em Nova Gorica. Mais tarde na sala eles participaram num workshop onde aprenderam a preparar os seus próprios jogos na aplicação móvel.

Filmagens do filme promocional da App TeachOUT

27 de maio de 2019

Na sexta-feira, 24 de maio de 2019, decorreram as filmagens do vídeo promocional curto para a aplicação móvel TeachOUT, na escola primária parceira Črni Vrh, próximo de Idrija, e no trilho educativo da floresta Cársica. A app de ensino foi criada no âmbito do projeto ESTEAM.

Com o vídeo promocional queremos apresentar as potencialidades da app TeachOUT para utilizadores finais (professores e alunos) e motivá-los a usar a app, mesmo durante as aulas, nas suas casas.

Os alunos do 9º ano do ensino básico, que acabaram de concluir o ano letivo, participaram nas filmagens. Que óptima experiência para terminar a escola!

Apresentação da aplicação móvel “TeachOUT – jogo de ciência na natureza” no Geopark Naturtejo

 

20 de maio de 2019

O Geopark Naturtejo – Geoparque Mundial da UNESCO e o Agrupamento de Escolas José Silvestre Ribeiro de Idanha-a-Nova, parceiros portugueses do Projeto ESTEAM apresentaram publicamente o projeto e os seus principais resultados. Assim, nos dias 27 de março e 11 de maio organizaram dois workshops para apresentação do Projeto ESTEAM - Enhancement of School TEAching Methods by linking between schools, experts and geoparks in combination with outdoor activities and ICT technologies (Desenvolvimento de novas metodologias pedagógicas através da ligação entre escolas, especialistas e geoparques combinando atividades ao ar livre e novas tecnologias) (co-financiado pelo Programa ERASMUS+) e da Aplicação móvel TeachOUT – outdoor science game (jogo de ciência ao ar livre).

No primeiro workshop participaram 18 docentes da Escola EB2,3/S José Silvestre Ribeiro tendo decorrido a parte teórica na sede do Agrupamento e para testarem a App participaram num jogo criado para o efeito, na Tapada do Sobral.

O segundo workshop decorreu em Monsanto, tendo a parte teórica tido lugar no Posto de Turismo e a prática na Rota dos Barrocais. Este foi o trilho escolhido para se testar e construir o jogo, em Portugal. Este segundo Workshop teve o apoio do Município de Idanha-a-Nova e foi acreditado como ação de curta duração através do Centro de Formação de Associação de Escolas do Alto Tejo. No Workshop “Novas tecnologias, novas metodologias: apresentação da Aplicação móvel TeachOUT” participaram 43 docentes de instituições de ensino de vários concelhos do geoparque e de outros concelhos vizinhos, desde o pré-escolar ao ensino superior. A primeira sessão da manhã foi dedicada à apresentação do Projeto ESTEAM. Durante a segunda sessão da manhã foi apresentado o produto principal resultante do projeto, a “Aplicação móvel TeachOUT” e suas potencialidades enquanto recurso educativo a ser usado em aulas interdisciplinares ao ar livre. Na parte da tarde os participantes testaram a App TeachOUT no campo, nomeadamente na Rota dos Barrocais, trilho pedestre localizado no geomonumento “Monte-Ilha de Monsanto”. Os docentes, durante o jogo, resolveram os desafios relacionados com temáticas de geologia, biologia e histórico-culturais. Os desafios incluíram diversos métodos de ensino e atividades ao ar livre com base numa pesquisa prévia sobre necessidades de aprendizagem/ensino e expetativas, realizada a alunos e professores noruegueses, eslovenos e portugueses (países participantes no projeto).

Os dois eventos tiveram uma ótima adesão e uma participação muito empenhada por parte dos docentes. O último produto do projeto será um Guia passo-a-passo da Metodologia ESTEAM para professores, onde constarão todas as instruções e informação sobre como usar os jogos existentes e criar os próprios jogos para os seus alunos com a App móvel TeachOUT, que estará disponível no final do projeto, em agosto de 2019, no website: www.esteamproject.eu.

Veja o novo folheto sobre o Projeto ESTEAM e sobre a App Móvel TeachOUT 

28 de Março de 2019